Site da USP
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀LAREX⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀Laboratório de Reciclagem, Tratamento ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀de Resíduos e Extração⠀⠀⠀⠀⠀⠀
FacebookYoutubeLinkedin

Biotecnologia aplicada ao tratamento de DAM

Durante as atividades de mineração do carvão há a formação da drenagem ácida de minas (DAM). Esse efluente, gerado a partir de uma série de reações que envolvem tanto processos químicos quanto biológicos, principalmente através da oxidação da pirita, é caracterizado por sua elevada acidez e altas concentrações de sulfatos de metais (principalmente sulfatos de ferro, de alumínio, de manganês, de magnésio, de zinco e de cobre) e compostos orgânicos.
A DAM representa grandes riscos ambientais, em especial, impactos hídricos, conseqüência da solubilização e mobilização de metais pesados.

Em virtude do seu potencial nocivo, várias técnicas têm sido estudadas para o tratamento da DAM, sendo que o tratamento convencional é realizado pela neutralização e precipitação dos metais na forma de hidróxidos. Porém outros processos têm sido estudados como precipitação seletiva, extração iônica, biossorção, biorremediação, tratamento passivo biológico e adsorção. O foco do estudo é a biossorção aplicada a tratamento de efluentes contaminados com metais provenientes da mineração de carvão.

O processo de biossorção está fundamentado na capacidade de alguns tipos de biomassas de concentrar e ligar metais pesados de soluções aquosas diluídas através de seu envoltório celular. Este processo é considerado ambientalmente correto, pois apresenta algumas vantagens quando comparado aos métodos convencionais, tais como: baixo custo operacional, minimização do volume de lama química e/ou biológica para ser descartada, alta eficiência no tratamento de efluentes diluídos, reutilização do biossorvente e nenhum requerimento de nutrientes quando a biomassa se encontra inativa. Como agente biossorvente será utilizada uma bactéria do gênero Rhodococcus sp. Os ensaios serão realizados em batelada e durante o processo serão testados diferentes valores de pH e tempo. Espera-se que a biomassa bacteriana seja capaz de biossorver os metais presentes na DAM.

 

 

Pesquisas Relacionadas

Recuperação de ouro de placas de circuito impresso.

Degradação bacteriana de cianeto usando cepas isoladas de rejeito de mineração de ouro.