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⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀LAREX⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀Laboratório de Reciclagem, Tratamento ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀de Resíduos e Extração⠀⠀⠀⠀⠀⠀
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DESENVOLVIMENTO DE UMA ROTA HIDROMETALÚRGICA PARA RECICLAGEM DE BATERIAS DE NIMH DE VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS.

 

Objetivos de desenvolvimento sustentável

 

 

 

Resumo

As políticas públicas globais aplicadas com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e o uso de combustíveis fósseis têm gerado um aumento crescente na eletrificação dos transportes automotivos e consequentemente no desenvolvimento de diferentes tipos de baterias. As baterias de NiMH, geralmente compostas por metais como Ni, Co, Fe, Mn, Al, Zn e elementos terras raras (La, Ce, Nd, Pr e Y) contidos em seus eletrodos, dominaram o mercado de baterias para veículos elétricos híbridos durante a primeira década deste século e continuam sendo fabricadas. Além das preocupações ambientais geradas pelo seu descarte, o principal impulsionador da sua reciclagem é a possibilidade de recuperar aproximadamente 8,6kg de Ni, 2,0kg de elementos terras raras e 0,5kg de Co de um único pack de baterias de NiMH (37,2kg). Tais metais são considerados críticos e estratégicos de acordo com a União Europeia, os Estados Unidos e o Brasil. A pesquisa realizada no Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração (LAREX) tem seu foco no desenvolvimento de uma rota hidrometalúrgica composta por etapas de processamento mecânico, separação física, lixiviação, extração e purificação, que permita a recuperação desses metais para posterior reaproveitamento.

 

Abstract

Global public policies applied with the aim of reducing greenhouse gas emissions and the use of fossil fuels have generated a growing increase in the electrification of automotive transport and consequently in the development of different types of batteries. NiMH batteries, generally composed of metals such as Ni, Co, Fe, Mn, Al, Zn and rare earth elements (La, Ce, Nd, Pr and Y) contained in their electrodes, dominated the battery market for hybrid electric vehicles during the first decade of this century and continue to be manufactured. In addition to the environmental concerns generated by its disposal, the main driver of its recycling is the possibility of recovering approximately 8,6kg of Ni, 2,0kg of rare earth elements and 0,5kg of Co from a single pack of NiMH batteries (37.2kg). Such metals are considered critical and strategic according to the European Union, the United States and Brazil. The research carried out at the Laboratory of Recycling, Waste Treatment and Extraction (LAREX) focuses on the development of a hydrometallurgical route composed of mechanical processing, physical separation, leaching, extraction and purification steps, which allows the recovery of these metals for subsequent reuse.