Site da USP
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀LAREX⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀Laboratório de Reciclagem, Tratamento ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀de Resíduos e Extração⠀⠀⠀⠀⠀⠀
[social name="all"]

ECONOMIA CIRCULAR

A economia circular é definida como um sistema econômico em que o manejo de recursos naturais e energéticos é realizado de forma sustentável, visando reduzir ou eliminar (quando possível) a extração de recursos não renováveis. O sistema econômico e produtivo adiciona etapas na cadeia, visando o uso cíclico de recursos primários e secundários. Dessa forma, o ciclo de vida das matérias-primas naturais tende a ser estendido. Essencialmente, a economia circular envolve mineração urbana, desenvolvimento de materiais e engenharia, e ferramentas de gestão de resíduos, como redução, reutilização e reciclagem. Na economia circular, as pessoas são vistas como participantes ativas, em vez de consumidoras passivas, sendo incentivadas a participar do processo. Além disso, a economia circular enfatiza fortemente a colaboração, com empresas, governos e indivíduos, trabalhando juntos para criar um futuro mais sustentável. Dessa forma, as pessoas e o meio ambiente são valorizados e protegidos. Colocar as pessoas no centro desse sistema pode criar um futuro mais próspero e resiliente para todos.

Nos últimos anos, a abordagem da economia circular e a inovação tecnológica têm se mostrado uma forma altamente eficiente de reduzir a quantidade de resíduos finais e diminuir o uso de matérias-primas (recursos naturais virgens). Ao mesmo tempo, o aumento da eficiência produtiva e o uso de tecnologias mais sustentáveis possibilitam uma vida de qualidade em relação à saúde ambiental. Apesar dos esforços anteriores para uma mudança, o ritmo atual de transformação rumo à circularidade precisa ser aprimorado com abordagens políticas mais eficazes e novos modelos de negócios para mitigar as pressões dos limites planetários.

A transição para uma economia circular tem exigido esforços multilaterais para estabelecer consenso entre as partes envolvidas, superando as limitações geopolíticas e aderindo à sustentabilidade global. O principal desafio é o trabalho conjunto de todas essas áreas, aliado a tecnologias mais sustentáveis e menor impacto ambiental, com políticas públicas sustentáveis inclusivas. Essa abordagem multissetorial é fundamental para o sucesso da estratégia de transição energética da sociedade.

A economia circular tem sido endossada como uma política para minimizar os impactos ambientais e estimular a economia. É um conceito abrangente que abrange diferentes áreas, desde a extração de recursos naturais até a produção, distribuição e tratamento de resíduos.

 

Pesquisas: