ECONOMIA CIRCULAR
A economia circular é definida como um sistema econômico em que o manejo de recursos naturais e energéticos é realizado de forma sustentável, visando reduzir ou eliminar (quando possível) a extração de recursos não renováveis. O sistema econômico e produtivo adiciona etapas na cadeia, visando o uso cíclico de recursos primários e secundários. Dessa forma, o ciclo de vida das matérias-primas naturais tende a ser estendido. Essencialmente, a economia circular envolve mineração urbana, desenvolvimento de materiais e engenharia, e ferramentas de gestão de resíduos, como redução, reutilização e reciclagem. Na economia circular, as pessoas são vistas como participantes ativas, em vez de consumidoras passivas, sendo incentivadas a participar do processo. Além disso, a economia circular enfatiza fortemente a colaboração, com empresas, governos e indivíduos, trabalhando juntos para criar um futuro mais sustentável. Dessa forma, as pessoas e o meio ambiente são valorizados e protegidos. Colocar as pessoas no centro desse sistema pode criar um futuro mais próspero e resiliente para todos.
Nos últimos anos, a abordagem da economia circular e a inovação tecnológica têm se mostrado uma forma altamente eficiente de reduzir a quantidade de resíduos finais e diminuir o uso de matérias-primas (recursos naturais virgens). Ao mesmo tempo, o aumento da eficiência produtiva e o uso de tecnologias mais sustentáveis possibilitam uma vida de qualidade em relação à saúde ambiental. Apesar dos esforços anteriores para uma mudança, o ritmo atual de transformação rumo à circularidade precisa ser aprimorado com abordagens políticas mais eficazes e novos modelos de negócios para mitigar as pressões dos limites planetários.
A transição para uma economia circular tem exigido esforços multilaterais para estabelecer consenso entre as partes envolvidas, superando as limitações geopolíticas e aderindo à sustentabilidade global. O principal desafio é o trabalho conjunto de todas essas áreas, aliado a tecnologias mais sustentáveis e menor impacto ambiental, com políticas públicas sustentáveis inclusivas. Essa abordagem multissetorial é fundamental para o sucesso da estratégia de transição energética da sociedade.
A economia circular tem sido endossada como uma política para minimizar os impactos ambientais e estimular a economia. É um conceito abrangente que abrange diferentes áreas, desde a extração de recursos naturais até a produção, distribuição e tratamento de resíduos.
Pesquisas:
- TRATAMENTO DE EFLUENTE DA MINERAÇÃO DE ZINCO.
- DESENVOLVIMENTO DE UMA ROTA HIDROMETALÚRGICA PARA OBTENÇÃO DE UM CONCENTRADO DE ZR E HF.
- DESENVOLVIMENTO DE UMA ROTA HIDROMETALÚRGICA PARA OBTENÇÃO DE NB E TA DE UM REJEITO DO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DE SN.
- BIOLIXIVIAÇÃO DE ELEMENTOS TERRAS RARAS A PARTIR DE ARGILAS DE ABSORÇÃO DE ÍONS.
- BIOSSÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE NIÓBIO A PARTIR DA BIOLIXIVIAÇÃO DE FONTES SECUNDÁRIAS.
- AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE BIOSSORÇÃO DOS FUNGOS NA PURIFICAÇÃO DE UM LICOR DE LIXIVIAÇÃO DE BATERIAS DE ÍONS DE LI
- RECUPERAÇÃO DE NIÓBIO E TÂNTALO DA COLUMBITA POR MEIO DE LIXIVIAÇÃO E PRÉ-TRATAMENTO ALCALINO
- NANOHIDROMETALURGIA MAGNÉTICA
- RECUPERAÇÃO DE TERRAS RARAS DOS RESIDUOS DE MINERAÇÃO.
- RECUPERAÇÃO DE TERRAS RARAS A PARTIR DE UM LICOR DE LIXIVIAÇÃO ÁCIDA DA COLUMBITA UTILIZANDO TÉCNICAS DE PURIFICAÇÃO
- ESTUDO DE MEMBRANAS LÍQUIDAS SUPORTADAS PARA SEPARAÇÃO DE ELEMENTOS TERRAS RARAS A PARTIR DE FONTES SECUNDÁRIAS.
- DESENVOLVIMENTO DE UMA ROTA HIDROMETALÚRGICA PARA OBTENÇÃO DE UM CONCENTRADO DE ELEMENTOS TERRAS RARAS (ETRS).
- DESENVOLVIMENTO DE UMA ROTA HIDROMETALÚRGICA PARA RECICLAGEM DE BATERIAS DE NIMH DE VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS.
- SEPARAÇÃO DE ELEMENTOS TERRAS RARAS UTILIZANDO ELETRODIÁLISE COM REAÇÃO DE COMPLEXAÇÃO.
- RECUPERAÇÃO DE METAIS TERRAS RARAS DE DISCO RÍGIDOS OBSOLETOS.
- SEPARAÇÃO SELETIVA POR ELETRODIÁLISE DOS MATERIAIS CRÍTICOS PRESENTES EM RESÍDUOS DE BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO.
- PRECIPITAÇÃO DE MANGANÊS A PARTIR DO LICOR DE RECICLAGEM DE BATERIAS NMC: ASSOCIAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO COM PERMANGANATO DE POTÁSSIO E OZÔNIO.
- RECUPERAÇÃO DE LÍTIO DE UMA SOLUÇÃO LIXIVIADA DE BATERÍAS LFP POR ELETRODIÁLISE.
- PURIFICAÇÃO DE LICOR DE LIXIVIAÇÃO DE BATERIAS DO TIPO NMC 532, VISANDO A RECUPERAÇÃO DE METAIS CRÍTICOS.
- LIXIVIAÇÃO DE NIÓBIO E TÂNTALO A PARTIR DA COLUMBITA, UTILIZANDO ÁCIDO OXÁLICO.