Site da USP
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀LAREX⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀Laboratório de Reciclagem, Tratamento ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀de Resíduos e Extração⠀⠀⠀⠀⠀⠀
FacebookYoutubeLinkedin

Recuperação de metais a partir de placas de circuito impresso de celulares obsoletos

Com o avanço constante das novas tecnologias de aparelhos celulares a troca destes equipamentos se torna mais freqüente, o que favorece o aumento de resíduos a serem dispostos em aterros. Além de estes resíduos contribuírem para o esgotamento destes aterros, eles contêm materiais metálicos, plásticos e cerâmicas que eventualmente podem causar impacto ambiental ao meio ambiente.

Para minimizar a disposição de resíduos em aterros e evitar a contaminação do meio ambiente por substâncias potencialmente tóxica alguns estudos sobre a recuperação de materiais contidos nas placas de circuito impresso (PCI) estão sendo desenvolvidas pelo nosso grupo de pesquisa.

A recuperação destes materiais envolve a separação manual das placas de circuito impresso do restante do aparelho, como a bateria, tela de cristal líquido e carcaça plástica, utilização de técnicas de tratamento de minérios e processos hidrometalúrgicos. As técnicas de tratamento de minérios que são aplicadas ao tratamento dos resíduos de PCI envolvem a sua moagem em moinhos de martelos e moinho de facas com objetivo de liberar os materiais contidos nas placas; são aplicados também a separação magnéticas e eletrostática a fim de recuperar materiais magnéticos e concentrar materiais não magnéticos que geralmente contém plásticos, cerâmicas e metais condutores que são separados em condutores e não condutores no separador eletrostático, outra alternativa
para concentrar os metais é a separação granulométrica.

Para avaliar a eficácia dos processos de tratamento de minérios são realizados ensaios de  caracterização como digestão em água régia, perda ao fogo, fluorescência de raios-X, espectrometria de massa por plasma indutivamente acoplado. Processos hidrometalúrgicos são adotados na seqüência a fim de separar seletivamente os materiais condutores, este processo envolve a utilização de ácidos, soluções oxidantes e redutoras para promover a remoção seletiva dos metais. Com o processamento das placas de circuito impresso utilizando técnicas de tratamento de minérios e processos hidrometalúrgicos é possível recuperar principalmente o cobre, ferro, prata, estanho, níquel e chumbo.

 

 

Pesquisa Relacionadas

Recuperação de gálio a partir de dispositivos LEDs.

Recuperação de Ouro de placas de circuito impresso.

Reciclagem de Cobre para a síntese de nanopartículas.