Site da USP
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀LAREX⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀Laboratório de Reciclagem, Tratamento ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀de Resíduos e Extração⠀⠀⠀⠀⠀⠀
FacebookYoutubeLinkedin

Reciclagem da poeira de aciaria elétrica na sinterização de minério de ferro visando a eliminação de zinco

O objetivo principal deste trabalho é reciclar a poeira de aciaria elétrica na sinterização de minério de ferro, através da pré-aglomeração (micropelotização) do resíduo juntamente com coque, visando a eliminação de zinco no processo. Na Figura 1 é possível observar a metodologia principal aplicada no trabalho e as matérias primas envolvidas.

 

 

Nos testes em que as micropelotas compostas por poeira de aciaria elétrica foram adicionadas na mistura a sinterizar, foi feito o preenchimento da máquina de sinterização em 3 camadas (Figura 2). Após a sinterização foram retiradas amostras de 3 pontos do “bolo” de sinter (top, middle e bottom). Depois o material foi enviado para análise no Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV).

 

 

Os resultados obtidos pelo MEV indicam que o bolo de sinter apresenta uma variação na sua composição. A Figura 3 mostra as micrografias.

 

 

O teor de Zn nas amostras variou, porém mais testes devem ser feitos para verificar o nível de variação deste elemento após a sinterização. Esses ensaios constituem de análise química e mais algumas análises no microscópio. Além disso, um outro tipo de minério proveniente da Arcelor Mittal em Tubarão – ES está sendo estudado no processo de sinterização.

 

 

Pesquisas Relacionadas

Reciclagem da escória de aciaria.