Desenvolvimento de Rota Tecnológica para Recuperação de Vanádio Minério de MCAL com Aproveitamento de Titânio Proveniente do Rejeito
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Resumo
O vanádio e titânio possuem uma vasta propriedade físico-química que é utilizada na indústria, podendo ser encontrados na pseudobruquita, ilmenita e outros minérios. A recuperação desses metais é a partir de uma rota pirometalurgica com hidrometalurgica, a etapa inicial é o pré-tratamento térmico que é realizado a redução com agente redutor CO/CO2 para reduzir a hematita (Fe2O3) e a pseudobruquita (Fe2O3.TiO2) presentes na amostra para magnetita (FeO.Fe2O3) e ilmenita (FeO.TiO2). Assim, foram realizadas reduções em quatro temperaturas (400, 500, 600 e 700ºC) com três tempos de isoterma (1, 2 e 3 h). A segunda etapa é o tratamento hidrometalurgico onde é realizado a lixiviação dos produtos de redução, realizada com HCl em combinação com agente lixiviante NaHF2. Sendo realizado a lixiviação em uma proporção de 1:6 de HCl por 3h e 10% de NaHF2, que estão em análise.
Abstract
Vanadium and titanium have a vast physicochemical property that is used in the industry, and can be found in pseudobrubite, ilmenite and other ores. The recovery of these metals is from a pyrometallurgical route with hydrometallurgy, the initial step is the thermal pretreatment, which is carried out with the reduction agent CO/CO2 to reduce the hematite (Fe2O3) and the pseudobrubach (Fe2O3.TiO2) present in the sample for magnetite (FeO.Fe2O3) and ilmenite (FeO.TiO2). Therefore, the reductions were made at four temperatures (400, 500, 600 and 700ºC) with three isotherm times (1, 2 and 3 h). The second step is the hydrometallurgical treatment where leaching of the reduction products is carried out, performed with HCl in combination with a leaching agent NaHF2. Leaching is performed in a proportion of 1: 6 HCl for 3 hours and 10% NaHF2, which are under analysis.
Fluxograma
Pesquisas relacionadas
Recuperação de titânio e vanádio a partir de minério secundário não magnético.
Recuperação do estéril da lavra do minério de vanádio.
Financiamento
O projeto de desenvolvimento de rota tecnológica para recuperação de vanádio minério de mcal com aproveitamento de titânio proveniente do rejeito é uma parceria Empresa/ Universidade em que se desenvolvem rotas de recuperação de titânio e vanádio do resíduo da lavra. O projeto é realizado desde 2019 através da EMBRAPI e envolve o laboratório LAREX e a empresa Largo Resources.