Site da USP
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀LAREX⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀Laboratório de Reciclagem, Tratamento ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀de Resíduos e Extração⠀⠀⠀⠀⠀⠀
FacebookYoutubeLinkedin

Obtenção de elementos terras raras a partir de resíduo de mineração

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

 

 

 

O grupo de terras raras consiste em dezessete elementos, o escândio, ítrio e os elementos do grupo dos lantanídeos. Estes metais possuem uma variedade de aplicações nas áreas de metalurgia, medicina, química, eletrônica e computação. A China é a principal produtora de terras raras no mundo (>95%) e detentora da maior reserva no mundo. Como forma de buscar independência do mercado chinês, países ao redor do mundo buscam alternativas para suprir a crescente demanda por estes elementos.

Entre as alternativas existentes, e buscando também a sustentabilidade nos processos extrativos, os resíduos gerados no processamento mineral estão se tornando cada vez mais importantes como fontes de elementos terras raras. Como exemplo, tem-se o resíduo gerado no Processo Bayer, utilizado para a produção de alumina a partir da bauxita, chamado de lama vermelha. Estima-se que a quantidade deste resíduo armazenado no mundo seja de 4 bilhões de toneladas. Ademais, a bauxita é uma das principais reservas de escândio do mundo, que durante o Processo Bayer é armazenado na lama vermelha, tornando este resíduo uma das principais fontes não exploradas de escândio e outros terras raras.

Apesar de estudos proporem processamento térmico como forma de remover impurezas (como o ferro e silício) da lama vermelha e aumentar o teor de escândio, esta rota demanda de muita energia e gera-se gases de efeito estufa. Por esta razão, o processamento em meio aquoso (hidrometalurgia) torna-se uma melhor alternativa para a extração de escândio. Ainda, o uso da termodinâmica computacional (FactSage, HSC e HydraMedusa) é uma importante ferramenta para predizer os compostos que se formam durante o processo, e assim aumentar a eficiência do processo.

Os principais equipamento utilizados para a execução deste projeto são absorção atômica (AAS e GFAAS), espectrometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivamente (ICP-OES), fluorescência de raios X por energia dispersiva (EDXRF), microscopia eletrônica de varredura (MEV-EDS), analisador de carbono orgânico e total (TOC) e difração de raios X (DRX).

 

 

Pesquisas Relacionadas

Resinas Quelantes de Troca Iônica na Mineração.

Desenvolvimento de rotas tecnológicas para recuperação de metais de interesse contidos nos rejeitos gerados pelo processamento do minério de zinco.

Recuperação de ferro em rejeito de zinco.

O uso da extração por solventes para tratamento de licor de lixiviação de minério limonítico de níquel.

Tratamento do efluente da mineração artesanal de ouro contaminado com cianeto de mercúrio através de biossorventes.

Desenvolvimento de rota tecnológica para recuperação do estanho contido no resíduo de FeSn gerado durante o processamento da cassiterita.

Recuperação de sulfato de magnésio a partir de rota hidrometalúrgica do rejeito de flotação de zinco.

Tratamento de resíduos de rochas ornamentais.

Biotecnologia Aplicada ao Tratamento de DAM.

Reciclagem de resíduos para produção de lã mineral.